quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Boletim Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro


                    
           Rio se prepara para a grande Festa da Ciência

           O tema deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos - será uma ótima oportunidade para refletir sobre os últimos acontecimentos em diversas cidades do Rio de Janeiro. O estado não ficará de fora do maior evento de divulgação científica do país e 39 municípios se preparam para realizar palestras, trilhas, workshops, oficinas, feiras, exposições e mostras de vídeos na grande Festa da Ciência, de 17 a 23 de outubro. Participe das atividades em Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carmo, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Maricá, Mendes, Mesquita, Miracema, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paty do Alferes, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Claro, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, São João de Meriti, Saquarema, Seropédica, Teresópolis, Três Rios, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.
 A abertura no estado será no dia 17 de outubro e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o Prêmio Nobel de Química Martin Chalfie. Juntamente com cientistas e outras autoridades, vão realizar com crianças de escolas públicas, na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, o experimento para medir o pH de fontes de água daquela região.
 É importante que todos cadastrem seus municípios, instituições e atividades no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Experimento Global sobre a qualidade da água
 Logo Ano Internacional da Química   A Assembleia Geral da ONU escolheu 2011 como o Ano Internacional da Química, quando se comemora o centenário da concessão do Prêmio Nobel a Marie Curie. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Química realiza um conjunto de ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química no país.  O Experimento Global do pH do Planeta se realiza nas escolas brasileiras e durante as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Participe você também dessa grande experiência científica! Teste o pH da água dos recursos naturais de sua cidade!
 Maiores informações no site http://qnint.sbq.org.br/agua ou através do email casadei@casadaciencia.ufrj.br.
 Sem perder o foco na Ciência
 Logo VerCiência   O Projeto VerCiência preparou uma seleção especial de programas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A lista de vídeos nacionais e internacionais da Mostra já está disponível para download. Municípios interessados em apresentar a programação, entrem em contato com a Comissão Estadual.

Fonte:  http://www.casadaciencia.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário